Cinefilia - UOL Blog
Crítica: Hellboy II - O Exército Dourado

 

Não que o primeiro longa-metragem seja ruim, mas "Hellboy II - O Exército Dourado" (Hellboy II - The Golden Army, Alemanha/EUA) é divertido duma maneira que assistir à estréia do vermelhão interpretado por Ron Pearlman acaba perdendo um bocado de graça. Dessa vez, Guillermo del Toro acerta melhor as arestas de seu roteiro e ainda conta com a participação de Mike Mignola, o criador do personagem, na elaboração do script. 

O resultado é um filme que transpira diversão, enquanto vai mais fundo na questão das diferenças, além de povoar a tela com uma quantidade absurda de criaturas, deixando George Lucas com inveja. Há momentos em que a ação - inspirada - é o único foco e outros em que emoção genuína surge. Programa para final de semana, sem dúvida, mas que não se fixa no puro escapismo - e ainda tem um belo visual.

Nota: 8

Comentários de Última Hora: Crítica reduzida para atualização dos filmes que vi no cinema enquanto o Cinefilia estava parado.

Crítica: Ensaio Sobre a Cegueira

 

Assistir a "Ensaio Sobre a Cegueira" (Blindness, Brasil/Japão/Canadá, 2008) é minar boa parte das esperanças que se tem no ser humano. Não que o filme de Fernando Meirelles seja sobre a melancolia da existência humana, todavia a revolta causada por momentos como as do estupro coletivo ou mesmo a miséria causada pela epidemia de cegueira branca que assola o ambiente no qual se passa a produção, chega a enojar pela condição animalesca para a qual aquelas pessoas se reduzem. 

Falando dessa maneira, pode até parecer que a adaptação do célebre romance homônimo de José Saramago seja puro sensacionalismo, mas não. É de grande veracidade, ainda que utilize do realismo fantástico - já no material original. César Charlone cria uma fotografia absolutamente incrível, estoura ao máximo a luz em diversos momentos e cria tomadas assépticas - imagine-se tomado por um branco total, como num copo de leite -, contrastando com toda a sujeira que toma os quartos e corredores pelos quais perambulam os personagens de "Ensaio Sobre a Cegueira". 

Apenas ao final é que se pode dizer que o enredo reserva alguma candura ou alento, mas de uma maneira meio tortuosa, ao mesmo tempo em que Meirelles consegue enxergar beleza naquilo tudo. Fantástico.

Nota: 9

Comentários de Última Hora: Crítica reduzida para atualização dos filmes que vi no cinema enquanto o Cinefilia estava parado. 

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, UBERLANDIA, Homem