Cinefilia - UOL Blog
Música Cinéfila

Novidade no Cinefilia. É a rádio Música Cinéfila. Agora toda vez que vocês abrirem esse humilde blog poderão curtir sucessos (de qualidade, vale ressaltar) da música mundial nas telas de cinema. Tem de tudo um pouco, instrumentais, rock, mpb, surf music, eletrônica, etc.

Espero que curtam pois esse era um projeto meu já de algum tempo, e que vinha trabalhando para ver se conseguia aprender um pouco melhor o funcionamento dessas rádios em blogs. Mesmo não sabendo muita coisa, consegui colocar uma aqui no Cinefilia.

Nesse momento a Música Cinéfila conta com pouco mais de 40 músicas (com óbvia previsão de aumento rápido desse número), todas hospedadas no site português Cotonete - muito bom, por sinal. Tem gente como Cazuza, Rob Zombie, David Bowie, Queen, The Doors, Prodigy e outras tantas. 

Ah! E não se assustem com as vinhetas com o sotaque pesado dos amigos de Portugal!

Curtam! Eu tô orgulhoso!

Valeu!

Além 8

É a vez do Porco-Aranha ser resenhado por mim no Cinema & Vídeo.

O curta de Natalie Portman

A história é mais ou menos assim. Existe um filme que se chama "O Expresso Darjeeling" (ou "The Darjeeling Limited", no original), dirigido por Wes Anderson. Para promover seu novo trabalho, Anderson fez um curta-metragem que serve como prelúdio de "Darjeeling". Esse curta é "Hotel Chevalier". Bem, o que tem deixado a ala cinéfila-masculina em polvorosa é que os dez minutos do prelúdio trazem Natalie Portman como veio ao mundo. Sim, nua

Também ficou curioso? Bem, mate-a logo abaixo dando play no vídeo. De nada.

Achou a tela pequena? Clique no segundo item à direita da barra de tempo e veja em tela cheia. De nada, de novo.
 
Preferem YouTube? Cliquem aqui. Não precisam agradecer.
E o escolhido foi...

O filme escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil no Oscar foi "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", algo que me surpreendeu bastante. Com toda a repercusão em cima de "Tropa de Elite" imaginei que ele seria o eleito. Tudo bem, o filme de Cao Hamburger que mostra a Ditadura Militar sob os olhos de um garotinho tem força para estar entre os indicados ao Oscar. Ele ainda concorreu ao Urso de Ouro no festival de Berlim esse ano, isso pode ter influenciado na escolha do grupo formado pelo crítico Rubens Ewald Filho, os cineastas Hector Babenco e Bruno Barreto, o organizador da Mostra de São Paulo, Leon Cakoff e os jornalistas Ana Paula Sousa e Pedro Butcher.

Então, é boa sorte para o Cao!

From Brazil

Com um total de 18 inscrições, o Brasil já tem o seu time de filmes do qual apenas um sairá para tentar concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Caminho árduo desses filmes, não é mesmo? Primeiro passam por uma pré-seleção no país de origem para depois passarem por outra seleção nos Estados Unidos e figurarame entre os indicados ao Oscar, para daí, sim, terem uma chance de serem premiados. Uau!

De qualquer maneira esses são os concorrentes: "A Grande Família - O Filme", "A História das Três Marias", "Antônia", "Batismo de Sangue", "Cidade dos Homens", "Fabricando Tom Zé", "Muiro Gelo e Dois Dedos D'água", "O Ano em que meus Pais Saíram de Férias", "O Céu de Suely", "O Cheiro do Ralo", "O Dono do Mar", "Ó Paí, Ó", "O Passageiro", "Segredos de Adulto", "Primo Basílio", "Proibido Proibir", "Saneamento Básico - O Filme", "Tropa de Elite" e "Três Irmãos de Sangue".

Agora vamos para as considerações.
Primeiro: na minha opinião, uma cópia de "Tropa de Elite" já deve estar sendo empacotada para o pessoal da Academia norte-americana. Isso pela repercusão que o filme vem tendo aqui e lá fora. Já teve gente que chamou o filme de Cidade de Deus 2.

Segudo: iria adorar ver "O Cheiro do Ralo" sendo indicado ao Oscar - dos que vi, ele é o melhor, dificilmente acho que "Tropa de Elite" poderá superar o longa de Heitor Dhalia.

E por último: será mesmo que alguém achou que "Ó Paí, Ó" poderia ganhar alguma coisa?

Porco-Aranha

A abertura da 19º temporada de "Os Simpsons" fez uma bela "homenagem" ao filme da família. Veja só.



Bart escreve no quadro: "Eu não vou esperar vinte anos para fazer outro filme"
Resumo da Semana

Ao contrário da semana anterior, nessa, apenas um filme. Reprise (mas que reprise!).

"Curtindo a Vida Adoidado" (Ferris Bueller's Day Off, 1986). De John Hughes

Talvez o maior clássico de curtição juvenil da história do cinema. Qualquer um que tenha visto esse filme (e eles são muitos) sempre invejou o protagonista vivido por Matthew Broderick: ele é esperto, engana o diretor da escola, tem uma namorada linda e anda de Ferrari! Um filme belissimamente bem construído, que não se leva a sério e nos traz aquele sorrisão na cara. Nota: 9,5

Southland Tales

No ar o trailer oficial do novo filme de Richard Kelly, "Southland Tales". Quase tão interessante quanto o trailer em si, é o elenco do longa, que traz com muito orgulho os nomes de Sarah Michelle Gellar, Sean William Scott, Mandy Moore e Justin Timberlake. O que não deixa de ser interessante, ver um diretor que está com tudo escolher atores reconhecidamente limitados, em mais um projeto ambicioso. Também será curioso ver juntos Dwayne Johnson, Kevin Smith e Christopher Lambert, além de Miranda Richardson e Bai Ling. E mais: a música do filme é de Moby.

Promete.

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, UBERLANDIA, Homem